Vermes em gatos – Como saber se seu gato está com vermes

Vermes em gatos não significa que você não está cuidando bem do seu pet. Mesmo que você cuide muito bem dele, em algum momento poderá descobrir que seu gato tem vermes.

Sinais de vermes em gatos
Mesmo gatos bem cuidados podem adquirir vermes. Observar seu animal e levá-lo periodicamente ao veterinário são as melhores formas de cuidados.

Os gatos podem adquirir vermes em vários locais e de várias formas, todo gato, em qualquer idade pode adquirir vermes. O importante é saber como identificar o problema, e principalmente, como prevenir vermes em gatos.

Quando filhotes, os gatos podem contrair vermes na hora do parto, ou então através da amamentação – caso a mamãe gata tenha esses parasitas em seu corpo.

 

Já os gatos adultos, na maioria das vezes, adquirem verminoses pela ingestão de fezes com ovos ou pelo contato com animais portadores de algum parasita – como os ratos. por exemplo.

Gatos que tem livre acesso às ruas podem ter mais facilidade de contrair verminoses, seja pelo contato com fezes de animais contaminados ou pela caça de roedores que podem ter parasitas em seus tecidos.

A criação indoor de gato é uma das melhores maneiras de manter seu gato seguro, livre de muitas doenças e longe dos vermes.

Gatos adquirem vermes com muita facilidade, por isso, é importante que você esteja sempre atento.

 

Como identificar  vermes em gatos

Alguns sinais podem indicar que seu gato esta com vermes. Você deve estar atento aos pequenos para evitar que o problema piore.

1 – Perder de peso

Os vermes se alimentam das proteínas e/ou sangue oriundo dos tecidos do felino, isso faz com que o animal filtre menos nutrientes do que realmente precisa, além disso, podem ocorrer lesões que comprometem a digestão e dificultam a absorção do alimento.

2 – Mudanças nos pelos do gato

7 coisas que os gatos detestam na caixa de areia

Outro sinal de que pode indicar que vermes em gatos é a pelagem do seu animal. Geralmente os pelos do felino ficam foscos e/ou desajeitados. A desidratação, bem como a má absorção de nutrientes, pode ocasionar uma infecção parasitária e refletir no pelo do animal.

3 – Aumento do abdômen

Não confunda o aumento abdominal com um gato gordinho. O abdômen de um gato com vermes tende a inchar e ocasiona o aumento de volume na barriga.

Faça um teste simples e rápido, apalpando o abdômen do seu gatinho e observe se ele sente desconforto quando você toca.

4 – Fique atento as gengivas do seu gato

A gengiva de um gato saudável é sempre rosada. Se as gengivas apresentarem  tons pálidos e/ou branca, pode ser sinal de uma anemia, ou um sintoma que pode ser provocado por um parasita.

5 – Observe as fezes e fique atento com diarreia em gatos

Como e quando dar banho em gatos filhotes?

A diarreia é um dos principais sinais que pode indicar problema de vermes em gatos. Por isso, quando for limpar a caixa de areia, esteja sempre atento às fezes.

Quando as fezes se apresentarem escuras ou esverdeadas, pode significar sinais de sangue, o que geralmente indica uma necatoríase. Essa doença parasitária é provocada por vermes que se fixam nas paredes do intestino delgado e causa o sangramento.

Observando as fezes do seu animal, você também poderá notar ovos de parasitas nas fezes, por isso fique atento.

6 – Outros sinais que podem indicar vermes em gatos

Outro sinal de vermes em gatos é coceira na região do ânus. Nesse caso, os ovos podem sair do reto e grudar no pelo do felino, causando coceira. Alguns gatos podem roçar o bumbum no chão.

Observe também a cama e os lugares onde seu gatinho costuma ficar. Os ovos podem ser observados nesses locais.

Não se esqueça de usar luvas ou um pedaço de madeira para mexer nas fezes do gato ao procurar pistas.

Como tratar vermes em gatos

A vermifugação periódica é a melhor maneira de prevenir os vermes em gatos. A partir dos 30 dias os filhotes já devem ser vermifugados. Isso deve seguir um calendário definido pelo médico veterinário.

Jamais medique seu gatinho por conta própria. Esses animais são muito sensíveis e existem medicamento proibidos para gatos. Somente o médico veterinário está apto para diagnosticar e prescrever o tratamento correto, de acordo com o parasita identificado.

Observar seu gato para saber se ele tem verme é uma rotina importante, mas às vezes a presença desses parasitas não apresenta sinais aparentes. Por isso, é muito importante que seu gatinho passe por avaliação veterinária periodicamente.

 

Fonte [equilibriototalalimentos]

%d blogueiros gostam disto: