Animais Exóticos – Quais animais são considerados exóticos

Ave cacatua é um exemplo de animais exóticos no BrasilSe você acha que animais exóticos são bichos diferentes, estranhos ou coloridos, está muito enganado. Eles são animais mais comuns do que você imagina.

O que são animais exóticos?

São considerados animais exóticos, aqueles que não são naturais de um ambiente. Foram trazidos pelo homem e adaptados em um novo habitat. Para você ter uma ideia, no Brasil, existem galinhas, cavalos e muitas espécies de pássaros, que mesmo tendo uma aparência muito comum, são animais exóticos. Esses animais não são nativos das terras brasileiras e foram trazidos pela ação do homem.

Saiba por que não se pode soltar um animal exótico na natureza

No Brasil, muitos animais exóticos se tornaram domésticos. Como exemplo mais comum temos os canários do reino, originários dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias, e as calopsitas, que são naturais da Austrália.

Os pardais são animais exóticos, foram trazidos para o Brasil há 100 anosUm exemplo muito comum que temos de um animal exótico são os pardais. Nativo da Europa e Norte a África, essas aves foram trazidas para o Brasil há mais de 100 anos, especificadamente para o Rio de Janeiro, com o objetivo de ajudar no combate de insetos transmissores de doenças. Hoje encontramos os pardais em todo o Brasil.

As espécies trazidas de fora e que se tornam selvagens no novo habitat, também são consideradas animais exóticos.

Como citado acima, esses animais são introduzidos em um novo habitat pela ação do homem, que pode colocar em risco o equilíbrio do ambiente. Novas espécies introduzidas não possuem predadores naturais e com isso, podem se proliferar sem controle, trazendo riscos para as espécies nativas e para o ambiente.

Controle e legislação

A criação de animais exóticos é regulamentada pelo Ministério do Meio Ambiente e só pode ser autorizada pelo IBAMA. A compra desses animais só pode ser feita em lojas legalizadas.

Lembramos que todo animal precisa de cuidados especiais. Nunca adquira ou adote um animal por impulso, além de necessitarem de cuidados; exigem tempo, gastos e muita responsabilidade.

Nunca adquira um animal irregularmente, isso sustenta o tráfico, que é uma das formas mais cruéis de maus tratos.

%d blogueiros gostam disto: