Banho em gatos filhotes- Quando e como dar banho nos gatinhos

Começar a dar banho em gatos filhotes é a melhor maneira de acostumar um felino a tomar banho sem causar estresse.

Como dar banho em gatos filhotes
Para dar banho em gatos filhotes existe certo cuidados e precauções para não traumatizar o animal

A fama de gatos não gostar de tomar não é bem verdade se eles forem acostumados desde cedo.

Para dar banho em gatos filhotes você deve seguir algumas regras e respeitar a idade mínima para isso.

 

Jamais obrigue um gatinho a tomar banho. Na internet circulam vários vídeos que com gatinhos desesperados tomando banho, isso é muito triste.

Infelizmente as pessoas riem, mas não é uma situação engraçada. Eles estão em desespero, na realidade é uma situação de maus tratos.

Forçar o banho pode causar um alto grau de estresse em gatos e isso acarreta outras situações delicadas, inclusive de saúde.

Antes de aprender como dar banho em gatos filhotes e acostumá-los a fazer dessa hora um momento de laser, veja por que alguns gatos não gostam de banho e se realmente eles precisam.

 

Por que gatos têm medo de tomar banho?

Existem vários motivos apresentados pelos especialistas.

Um deles é que os domésticos provavelmente são descendentes de gatos selvagens que viviam em regiões secas da África, e se acostumaram a viver com muito pouca água. Em resumo, os gatos de hoje simplesmente não herdaram de seus ancestrais comportamentos associados à água.

Mas existem outras explicações, uma delas é que os pelos molhados pesam e incomodam os gatos. Outra seria que eles são muito sensíveis aos odores dos produtos químicos da água da torneira.

Seu gato parou de usar a caixa de areia? Veja as prováveis causas e como resolver

Também poderia ser pelo fato de que, estando molhados, seus cheiros se tornam mais fortes e isso poderia atrair possíveis predadores.

Mesmo com todas essas explicações, a boa notícia é que isso pode ser mudado, e seu gatinho pode sim, se acostumar e até gostar de tomar banho.

Gatos precisam tomar banho?

Gatos gastam até 40% do dia limpando-se. Por esse motivo, talvez você nunca precise dar um banho no seu gato.

No entanto, gatos idosos, gatos com artrite ou gatos obesos podem ter alguma dificuldade com a higiene própria e necessitem tomar banho. Nesse caso, se você acostumar dar banho em gatos filhotes, será bem mais fácil se eles precisarem quando adultos.

Sempre é bom acostumar desde cedo a dar banho em gatos filhotes. Para isso, veja algumas dicas e truques para você acostumá-lo sem causar estresse.

Dicas para banho em gatos filhotes
Por que gatos precisam de arranhadores?

É aconselhável que os gatinhos só comecem a tomar banho após terem tomado todas as vacinas e o sistema imunológico já esteja desenvolvido. O ideal é por volta dos seis meses.

Quanto mais cedo você puder acostumar seu gato com água será melhor.

Comece colocando seu gatinho dentro da pia ou banheira (depende de onde você vai coloca-lo para tomar banho) sem água. Deixe brinquedos ou erva do gato junto para que ele se distrair. Brinque com ele e faça carinho. Faça isso várias vezes até que ele se sinta à vontade e faça associação positivas com o local.

Depois que ele estiver se sentindo a vontade no local. Permita que ela brinque na água. Mas coloque apenas um pouquinho no fundo. Use brinquedos flutuando e Incentive-o a brincar.

Depois que seu gatinho já estiver familiarizado com o local e com a água, você pode começar a dar pequenos banhos. Mas tome algumas precauções. Coloque uma toalha no fundo da banheira para evitar que seu gatinho escorregue.

Precauções para evitar acidentes no banho em gatos filhotes
Gatos conseguem entender seus donos e aprendem com eles

Providencie algo para seu gatinho se apoiar, pode ser uma tela de janela, colocada em um ângulo de 45 graus. Ele poderá se segurar na tela enquanto a água escorre pelo seu corpo. Certifique-se de que ele está seguro para não escorregar.

Peça a alguém que a abrace suavemente enquanto você passa o shampoo e enxagua.

Evite ruídos desnecessários. Fale suave e calmamente. Evite usar duchas que façam barulho, ao invés disso use uma vasilha pequena (um copo, por exemplo) e vá jogando a água aos poucos.

Seja rápido. Tenha toalhas, esponjas e shampoo às mãos para evitar que seu gato fique molhado mais tempo do que o necessário.

Seque bem seu gatinho com uma toalha macia. Se você for usar um secador de cabelo, coloque no ajuste baixo, para que seja o mais silencioso possível e mantenha a temperatura fresca para ajudar a evitar queimaduras.

Você tem que ter paciência, pois pode demorar um pouco para que seu gato se acostume com o banho.

 

Se o seu gato não se acostumar com o banho, não insista. Ao invés do banho com água você pode optar por um banho a seco, existem produtos específicos para gatos. Na dúvida consulte seu veterinário. Dessa forma você terá um gato limpo sem traumatizar ele ou você.

 

 

Referências: [petful] [diariodebiologia] [vetstreet]

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: